Pesquisa

Disfagia

Autor:

André Mascarenhas

Interno de Formação Específica em Gastrenterologia (4º ano)

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Lisboa, Portugal

Sumário para leigos

A disfagia é um sintoma que se define como a sensação de dificuldade a engolir, havendo uma dificuldade na passagem dos líquidos e/ou alimentos da garganta para o estômago. Em casos graves, pode tornar impossível a deglutição.

Para que a deglutição ocorra normalmente, é necessária uma coordenação inconsciente entre o cérebro e vários músculos da garganta e do esôfago. A disfagia pode ser causada por múltiplas doenças, algumas que afetam o cérebro, outras a garganta, e outras que afetam especificamente o esófago.

Este sintoma pode afetar negativamente a qualidade de vida dos doentes afetados, apresentando consequências nocivas a nível físico e psicossocial

O estudo inicial da disfagia deve passar pela realização de uma endoscopia alta. No entanto, as doenças motoras do esófago não são detetáveis com esse exame, sendo necessário estudo subsequente, nomeadamente com manometria esofágica.

Os resultados reportados pelo doente (Patient-Reported Outcomes) são ferramentas de autoavaliação que captam a experiência específica dos afetados e ajudam os profissionais de saúde a entender melhor os sintomas na perspetiva dos doentes.

O tratamento instituído deve ser definido mediante a causa da disfagia, mas, mais importante ainda, de acordo com a gravidade dos sintomas reportados pelo doente.

Consulte aqui mais informações.