Pesquisa

Message from the President

VISION AND PLANS FOR THE 2021-2023 TERM OF OFFICE

Dear Colleagues,

As gastroenterologists, I believe we should all be aware that we are at the dawn of a new age of opportunities for us to further assert our vocation and enhance our presence in proximity to members and the public alike. This dual action entails great individual and collective responsibility, as well as the great energy that we must devote to it. Our management team represents the pluralistic, inclusive care provided by Portuguese gastroenterology. Its members come from different generations and fields of professional experience, from different geographical, healthcare and academic backgrounds, all with different purposes, experiences and challenges, but united in the aim of better serving and advancing the Portuguese Gastroenterology Society.

Guilherme Macedo (President)

The SPG will have a say in all matters involving gastroenterologists and their profession. We will therefore continue to make it clear that we embrace and will be closely involved in intern training programmes and postgraduate specialist training. These will be the cornerstones of what we do. We will put to good use our increasing visibility in the media to express and explain our opinions, as this is an undeniably important factor in approaching political decision-makers whom we recognise as key elements in enabling us to make the changes in direction to which the Portuguese gastroenterology community aspires.

This Board has set up specialised research, education, editorial, ethics and gastroenterological practice working committees, which report regularly to the Board. Our aim is to create the right conditions for specific, exclusive actions in the field and give a voice to members and their concerns while also providing greater articulation in proximity to our programmes.

Sumário Executivo

A Marca SPG

O corolário duma sociedade científica com as nossas características, que se desenvolveu e transfigurou-se em 60 anos de vida, será naturalmente o de consagrar uma imagem de marca, símbolo e signo que traduza em termos conceptuais e físicos o espírito da SPG. Algo que permita identificar-nos como mentores de uma série de valores constitucionais, como os intérpretes de uma visão identitária com a Gastrenterologia moderna e como porta estandartes de um forte conceito que impacte a vida quotidiana dos Portugueses, a visão que nos permita assumir integralmente o papel de Especialistas da Saúde Digestiva.

Foram dados importantes passos pela Direcção cessante na redefinição e organização deste quadro funcional. Tornamos muito claro qual a força, o dinamismo e relevância que temos na esfera formativa, a par da credibilidade científica que a nossa Sociedade aufere, a grande representatividade que temos socialmente, bem como a exposição mediática crescente que nos torna cada vez mais interventivos na esfera pública. Em plena época de crise, pelo seu ineditismo e inimaginável impacto global, a SPG aproveitou para começar a estabelecer os alicerces que conduzem á sua reestruturação e redimensionamento interno bem como adquirir vias de comunicação privilegiadas com os sócios, com parceiros externos, e novos agentes para tornar possível e viável a nossa potencial expansão sustentada.

O desenvolvimento da marca SPG vai incluir uma rede integrada de ações direcionada para os nossos profissionais envolvendo os nossos parceiros estratégicos e também orientada para os media e para os decisores políticos. Criaremos momentos próprios para cada uma destas ações e por isso a articulação de informação será de capital importância: em termos de linguagem, temporização das oportunidades, mensagens a veicular, tudo em reforço do nosso estatuto e da responsabilidade e privilégio de sermos gastrenterologistas – a Comunicação assumirá também um papel central na nossa preocupação de melhor interpretar as necessidades do publico e em conformidade demonstrar o relevo do Gastrenterologista.

As Semanas Digestivas regressam com a dimensão e com os contornos que permitam cumprir as expectativas dos mais jovens e dos mais experientes. O Mês da Saúde Digestiva terá de se assumir como um conceito publicamente reconhecido e identificado como tal. As Secções Especializadas, espaços dinâmicos de majoração científica e profissional, terão as suas atividades muito promovidas e em figurinos que permitam identificar a SPG como a entidade geradora e agregadora de todas as suas múltiplas áreas de interesse. O nosso empenho na formação contínua intergeracional, na divulgação da profícua atividade científica, na demonstração do papel da gastrenterologia portuguesa nos palcos internacionais, vão constituir-se como elementos nutritivos para que os profissionais da nossa área mais se revejam e mais se empenhem nas atividades associativas.

Apelo, com confiança, a que todos nós que ocupamos os mais variados espaços e posições nas hierarquias assistenciais, possamos afincadamente contribuir para que todas as instituições de saúde, públicas e privadas, que tenham gastrenterologistas nos seus quadros, sejam capazes de neles reconhecer as mais elevadas e nobres qualidades humanas, médicas e técnicas. A gastrenterologia tem mudado com o tempo e tem feito mudar os tempos. O desempenho desta Equipa, será, pois, destinado a proporcionar a nossa própria mudança evolutiva, criando as condições para permitir que mudemos a forma como nos olham e para a nossa sociedade científica ser ela própria um vetor de mudança.

O Presidente