Pesquisa

Pharmacological Treatment of Functional Dyspepsia: An Old Story Revisited or a New Storyto Be Told? A Clinical Review

Jéssica Chaves1, Inês Pita 2, Diogo Libânio1,3, Pedro Pimentel-Nunes1,3,4

1 Gastroenterology Department, Portuguese Institute of Oncology, Porto, Portugal

Gastroenterology Department, Centro Hospitalar Entre-o-Douro e Vouga.

3 MEDCIDS- Department of Community Medicine, Health Information and Decision, Faculty of Medicine, University of Porto, Porto, Portugal

4 Surgery and Physiology Department, Faculty of Medicine, University of Porto, Porto, Portugal

Tratamento farmacológico da dispepsia funcional: uma história antiga ou uma nova história a ser contada? - uma revisão clínica

O termo dispepsia representa um conjunto de sintomas, como dor na região superior do abdominal, saciedade precoce ou náuseas, frequentes na população adulta. A maioria das vezes, depois de exclusão de outras causas, os doentes acabam por ser diagnosticados com dispepsia funcional.

Os mecanismos da dispepsia funcional ainda não são esclarecidos, mas parecem envolver alterações na motilidade do estômago e alterações na sensibilidade à dor e ao ácido.

Uma vez que um mecanismo exato permanece desconhecido, o tratamento da dispepsia funcional é tantas vezes um desafio clínico, sendo o primeiro pilar do tratamento medidas que  incluem mudanças no estilo de vida.

Neste trabalho que visa o tratamento medicamentoso da dispepsia funcional, algumas abordagens das possíveis terapêuticas são revistas, tanto aquelas que já são uma prática clinica usual, bem como novos alvos terapêuticos. Recomendações sobre dose e duração do tratamento são também elaboradas.

Consulte aqui mais informações.