Pesquisa

Avaliação Nutricional em Gastrenterologia Clínica


Os doentes seguidos na clínica gastrenterológica sofrem, habitualmente, de desnutrição. Necessitam de rastreio e avaliação nutricional, o primeiro passo para a intervenção terapêutica nutricional, indispensável para se obterem resultados clínicos mais favoráveis. Contudo, trata-se de doentes muito diversos em termos de idade, patologia subjacente, comorbilidades, compromisso metabólico, nutricional e prognóstico. Se o rastreio é hoje obrigatório e estandardizado no Sistema Nacional de Saúde português, a avaliação nutricional deve ser adaptada ao contexto e à situação clínica. Ao gastrenterologista cabe assegurar que todos os doentes têm o rastreio e a avaliação nutricional necessários e que cada doente recebe uma intervenção terapêutica nutricional adequada, alinhada com a estratégia global definida para a situação clínica. Em grande parte dos casos esta intervenção terapêutica nutricional tem de ser definida em conjunto com o nutricionista e outros elementos da equipa clínica. Contudo o gastrenterologista deve conhecer as metodologias de avaliação nutricional, contribuir para selecionar as abordagens mais adequadas para cada caso e ser capaz de debater os resultados com a restante equipa clínica. O presente curso pretende ser um contributo para que os gastrenterologistas adquiram estas competências. Terá a duração de um dia e está estruturado da seguinte forma:

Manhã: Curso LLL ESPEN Topic 3 – Nutritional Assessment and Techniques

Tarde:

  • Composição corporal: conceitos básicos
  • Ferramentas e instrumentos de rastreio e avaliação nutricional:

– Ferramentas de rastreio nutricional (NRS 2002, MUST, MNA-SF …)

– Ferramentas compostas de avaliação nutricional

– Antropometria

– Bioimpedância

– Tomografia Computorizada

– Avaliação laboratorial                                    

– Avaliação Funcional

  • Debate

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de identificar os doentes em risco nutricional, identificar os doentes desnutridos, selecionar os meios de avaliação nutricional adequados e avaliar os resultados da avaliação nutricional em cada contexto clínico. Deverão ainda ser capazes de discutir as intervenções terapêuticas nutricionais de acordo com os resultados obtidos na avaliação.

DESTINATÁRIOS: Gastrenterologistas, internos da formação específica de Gastrenterologia e outros profissionais que trabalham na área da Gastrenterologia, incluindo enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos e outros.

Consulte o programa.

Setembro 16

Sede SPG